Grupos de Trabalho

GT.1 Análise do Discurso e Pesquisa
Este GT aceita trabalhos nas mais variadas teorias, métodos, perspectivas de análises e interdisciplinares na área da Análise do Discurso.
Coordenadores: Francisca Fabiana da Silva, John de Oliveira Magalhães, Francisca Aline Micaelly da Silva Dias e Kátia Macedo Duarte

GT.2 Análise Dialógica do Discurso e Ensino
Este GT propõe-se a acolher trabalhos que explorem a compreensão do funcionamento dialógico e ideológico de enunciados concretos de quaisquer esferas da atividade humana, assim como o exame de questões relacionadas ao ensino do texto/enunciado/gêneros do discurso. Esperamos que este GT se constitua como um espaço de debates e reflexões entre estudiosos que assumam, em seus trabalhos, a abordagem da análise dialógica do discurso, a partir dos estudos do denominado Círculo de Mikhail Bakhtin, ou que estabeleçam diálogos entre ela e outras abordagens do texto/discurso, no enfrentamento do enfoque temático proposto.
Coordenadores: José Cezinaldo Rocha Bessa e Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa

GT.3 Estudos aplicados ao ensino de línguas estrangeiras
Este Grupo de Trabalho visa discutir pesquisas na área de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, principalmente, inglês e espanhol. Pretende-se debater, entre outros aspectos, estratégias, métodos e abordagens de ensino, formação do professor de línguas, crenças e experiências sobre ensino-aprendizagem, uso de novas tecnologias, materiais didáticos, aspectos culturais, estudos de interlíngua, bem como pesquisas relacionadas ao ensino de literaturas de língua inglesa e de língua espanhola.
Coordenadores: Marcos Nonato de Oliveira, Jailson José dos Santos e Cláudia Pereira da Silva Queiroz

GT.4 Memória e identidade em discursos de ontem e de hoje
O objetivo do GT é proporcionar discussões entre pesquisas e trabalhos desenvolvidos nas áreas de memória e identidade que tenham como objeto de estudo discursos sobre aspectos do CAMEAM/UERN, em específico, e sobre a cultura local de nossa região, articulando reflexões que destaquem discursos de ontem e/ou de hoje.
Coordenadores: Gilton Sampaio de Souza, Sueilton Junior Braz de Lima e Marília Cavalcante de Freitas Moreira

GT.5 Multimodalidade e Multiletramentos
Busca-se discutir práticas, usos e abordagens contemporâneas da leitura e da escrita, tanto em material impresso quanto digital, com foco nos múltiplos modos de textos. Nessa perspectiva, interessam também trabalhos que reflitam sobre os diversos tipos de letramentos (o visual, o crítico, o digital, dentre outros). São considerados estudos realizados com foco no contexto de ensino, bem como em outras práticas sociais
Coordenadores: Maria Zenaide Valdivino da Silva e Francisca Bruna de Oliveira Peixoto

GT.6 Teorias e práticas sobre o processo de ensino e aprendizagem de espanhol no Brasil.
Grupo voltado para discussões e apresentações de trabalho que englobam as diversas possibilidades do ensino de língua espanhola no Brasil.
Coordenadores: Ivoneide Aires Alves do Rego

GT.7 Discursos, Mídia e Modos de Subjetivação
Objetiva receber trabalhos na área Análise do Discurso de origem francesa, a partir dos estudos de Michel Pêcheux e de Michel Foucault, dentre outros. O interesse está em discutir trabalhos voltados para as análises das práticas discursivas cotidianas em suas diversas materialidades, operando sobre os efeitos de sentidos, memória discursiva, interdiscursos e modos de subjetivação.
Coordenadores: Francisco Vieira da Silva e José Gevildo Viana

GT.8 Formas narrativas e representação – do moderno ao contemporâneo
Este Grupo de Trabalho tem por objetivo reunir comunicações que abordem, sob perspectivas diversas, aspectos da narrativa literária e/ou cinematográfica moderna e contemporânea
Coordenadores: Manoel Freire Rodrigues e Maria Bevenuta Sales de Andrade

GT.9 Ensino e aprendizagem: teorias, práticas, ética e formação
Tem como objetivo evidenciar as articulações que abrangem os processos do ensino e da aprendizagem nos domínios teórico, prático, da ética e da formação no âmbito dos espaços escolares e não escolares. Tendo como eixos epistêmicos dos trabalhos : alfabetização e letramento; avaliação educacional; currículo; didática (metodologias, saberes docentes, teorias do ensino, etc.); diferentes ensinos: Linguagens, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Artes e Educação pelo Movimento e Ética; ética na educação (no ensino, formação de valores, ética profissional, etc.); formação (inicial, continuada, emocional do educador, etc); gestão do ensino
Coordenadores: Maria Lucia Pessoa Sampaio e Francicleide Cesário de Oliveira Fontes

GT.10 Linguagem, formação do leitor e TIC’s
Tem como objetivo empreender estudos sobre à leitura e a linguagem, a mediação pedagógica na formação e autoformação do leitor, investigando o processo ensino-aprendizagem e a sua relação com o saber, com as TICs e os processos de inclusão. Tendo como eixos epistêmicos dos trabalhos: estudos de leitura, produção da escrita e da oralidade; formação e auto formação do leitor; linguagem, leitura: mediação e relação com o saber; práticas pedagógicas na esfera da leitura e das linguagens; utilização de múltiplas linguagens no contexto educativo; utilização de tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s) no espaço educacional (possibilidades, interações, culturas digitais e inclusão)
Coordenadores: Maria Lucia Pessoa Sampaio e Francicleide Cesário de Oliveira Fontes

GT.11 Políticas e Práticas da Educação Escolar
Este grupo de trabalho objetiva reunir trabalhos em torno das seguintes temáticas: formação e práticas pedagógicas para a educação escolar, além de discussões sobre políticas educacionais e gestão dos sistemas de ensino das organizações escolares
Coordenadores: Allan Solano Souza, Disneylândia Maria Ribeiro, Francicleide Cesário de Oliveira Fontes e Ciclene Alves da Silva

GT.12 Desenvolvimento regional, políticas públicas e trabalho
O objetivo desse grupo temático é apresentar estudos e pesquisas sobre a dinâmica produtiva regional e suas implicações no desenvolvimento sócio-econômico do semi-árido, bem como fomentar a produção e circulação de conhecimentos no campo das políticas públicas, e nas discussões inerentes à economia do trabalho
Coordenadores: Miguel Henrique da Cunha Filho, Vamberto Torres de Almeida e Vanuza Maria Pontes Sena

GT.13 Dinâmicas territoriais, planejamento e políticas públicas
O presente Grupo de Trabalho tem como objetivo discutir pesquisas que analisem práticas de planejamento, de políticas públicas e de processos e dinâmicas territoriais, a saber: (i) processos de reconfiguração territorial e o surgimento de novas centralidades na rede urbana; (ii) articulações entre o urbano e o rural em contexto regional; (iii) planejamento e ordenamento territorial; (iv) políticas públicas em suas diversas dimensões
Coordenadores: Larissa da Silva Ferreira Alves; Josué Alencar Bezerra e Francisca Elizonete de Souza Lima

GT.14 Formação Econômica do Alto Oeste Potiguar
O processo de Formação Econômica do Alto Oeste Potiguar. Dinâmicas territoriais do/no Alto Oeste Potiguar. Papel das cidades pequenas no Alto Oeste Potiguar. Políticas Públicas e seus rebatimentos no Alto Oeste Potiguar. Conflitos e interações no rural e no urbano no Alto Oeste Potiguar. Estudos de casos sobre as condições socioeconômicas nos municípios do Alto Oeste Potiguar
Coordenadores: Boanerges de Freitas Barreto Filho  e Lucas Valente Souto

GT.15 Formação e carreira em Administração
Estratégias ativas do processo de ensino-aprendizagem; vivências e experiências na docência; desenvolvimento de competências; diálogos e experiências entre teoria e prática; gestão e planejamento de carreira; temáticas atuais relacionadas ao campo de atuação do administrador
Coordenadores: Sidneia Maria de Oliveira Rego, Danilo Gonçalves Rodrigues e José Vivaldo Machado Fernandes Junior

GT.16 Gestão Ambiental Empresarial
Gestão ambiental empresarial: modelos, estratégias, instrumentos, indicadores de desempenho e qualidade. A Natureza, o Homem e os negócios: uma visão tríplice, Desenvolvimento Sustentável – Externalidades; Experiências de gestão ambiental nacional e internacional. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Mudança no ambiente de negócios: responsabilidade social corporativa. Legislação ambiental; Normas IS0 14000 e ISO 19.000; Instrumentos de políticas públicas para o meio ambiente. Comunicação e Sustentabilidade: Rotulagem Ambiental; A educação ambiental: base para um consumo mais responsável, agenda 21.
Coordenadores: Francisca Joseany Maia e Oliveira e Wellington Ferreira de Melo

GT.17 Gestão Pública e Desenvolvimento
Políticas públicas de desenvolvimento regional; a profissionalização da gestão pública e o perfil do gestor; o município e o estímulo ao empreendedorismo; plano diretor.
Coordenadores: Sandra de Souza Paiva Holanda, Alexandre Wallace Ramos Pereira e Francisco Jean Carlos de Souza Sampaio

GT.18 Saúde, educação e sociedade
Abrange os estudos que discutam a relação entre à saúde, a educação e a sociedade enquanto aspecto fundamental para compreender, analisar e traçar estratégias de enfrentamento das diversas problemáticas de saúde. Estudos que discutam as políticas públicas e estratégias de saúde e educação pensadas para responder as diversas necessidades de vida e saúde dos indivíduos/famílias/comunidades. Estudos que discutam o espaço social como um local em que se processa a vida e a saúde dos indivíduos e da comunidade. Estudos que discutam estratégias indutoras de mudanças na educação e na saúde enquanto fortalecedoras do Sistema Único de Saúde. Estudos que discutam a relação entre trabalho, educação e saúde
Coordenadores: Andrezza Karine Araújo de Medeiros Pereira, Palmyra Sayonara de Góis

GT.19 Cuidados Clínicos em Enfermagem
Abrange os estudos que discuta: assistência de enfermagem: à criança, ao adolescente, à mulher, ao homem, ao idoso e adulto; processo gerenciar e enfermagem; gênero e enfermagem; processo produtivo e enfermagem; epidemiologia e saúde coletiva; processo de formação em enfermagem; processos biológicos, fisiológicos e terapêuticos e sua articulação com a enfermagem
Coordenadores: Juce Ally Lopes de Melo

GT.20 Educação Física Escolar: da formação a prática pedagógica
Estudos que tematizem o processo de Formação em Educação Física, bem como aquelas que refletem acerca da ação docente
Coordenadores: Helder Cavalcante Câmara e Suenia Lima Duarte

GT.21 Práticas de ensino e estágio supervisionado: diálogos interdisciplinares
Objetiva ser um espaço de apresentação de trabalhos e trocas de experiências entre as práticas de ensino e o estágio supervisionado realizado em diferentes áreas do conhecimento, como Geografia, Letras, Pedagogia, Enfermagem, Educação Física e outros.  Discussões teóricas, metodológicas, conceituais sobre ensino, prática docente, legislação e normas de estágio na UERN, importância formativa do estágio docente, relatos de experiencias concluídas ou em andamento sobre as observações de estágio e sobre os períodos de regência.
Coordenadores: Rosalvo Nobre Carneiro e Luiz Eduardo do Nascimento Neto

 

GT.22 Pesquisas em Análise Textual dos Discursos: plano de texto, representação discursiva e responsabilidade enunciativa
Objetiva-se discutir sobre metodologias de análise do texto, a partir do enfoque teórico da Análise Textual dos Discursos (ATD), abarcando especialmente os níveis composicional, semântico e enunciativo. Nessa direção, o GT acolhe estudos que focalizem o plano do texto, a representação discursiva e a responsabilidade enunciativa, sejam pesquisas já concluídas ou em andamento, na graduação e na pós-graduação, e vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
Coordenadores: Maria Eliete de Queiroz e Rosângela Alves dos Santos Bernardino

 


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