Minicursos

Minicurso 1. O DESAFIO DE ENSINAR A PRODUZIR TEXTOS NA ESCOLA: O QUE EU PROFESSOR DEVO SABER E COMO DEVO PROCEDER?
Ementa: Reflexões sobre o desafio de ensinar a produzir textos na realidade da escola pública. Implicações sobre o ensino de produção textual na sala de aula, de modo a compreender o que o professor precisa saber e como proceder diante dos seus encaminhamentos ao propor uma produção de textos na rede básica de ensino.
Ministrante: Adrilene Souza Bento (PPGE/UERN)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 20
Data e Horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 2. DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Ementa: Desenvolver pesquisa é algo necessário na atuação de professores, graduandos e demais profissionais, porém é notória a dificuldade para a sua vivência, isso ocorre por inúmeros motivos, dentre os quais temos o fato de essa ser uma atividade que requer disponibilidade e tempo de dedicação. Neste sentido, o minicurso visa oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer os principais gêneros textuais científicos, assim como adquirir estratégias de elaboração dos diferentes gêneros acadêmicos, refletindo sobre a necessidade de vivenciarem a pesquisa na Universidade.
Ministrantes: Alzira Maria Câmara Amado de Oliveira (Escola 4 de Setembro/SEEC-RN), Francismeyre Gomes de Oliveira (UERN), Francisco Clébio de Figueiredo (FACEP) e Taysa Kelly da Silva (DE/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 30
Data e Horário: 04 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 3. METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ementa: Discutir a relevância de metodologias alternativas para o ensino de geografia na educação básica como instrumento de mediação para o processo de ensino-aprendizagem. Enfoques sobre o papel do professor e do aluno frente aos processos metodológicos no ensino da ciência geográfica. Implicações sobre didática, método e metodologias. Relação entre as concepções teóricas sobre o ensino de geografia com ênfase no uso de metodologias e as aplicações procedimentais para a aprendizagem geográfica na educação básica.
Ministrantes: Amanda Santos de Queiroz Oliveira Paiva (PPGE/UERN), Andrei Gomes de Azevedo (PPGE/UERN) e Miqueias Virginio da Silva (PPGE/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 20
Data e Horário: 04 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 4. ABORDAGEM DO GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA
Ementa: Este minicurso pretende abordar os diálogos acerca da diversidade sexual no contexto escolar perpassando por temas como abordagens conceituais, estudos das minorias, legislação vigente sobre diversidade sexual no Brasil, bem como a atuação do professor diante desta realidade.
Ministrantes: Francisco Diógenes Freires Ferreira (PPGE/UERN) e Sheila Danielle Fernandes de Souza (PPGE/UERN)
Carga-horária: 04
Vagas: 15
Data e Horário: 04 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 5. REPENSANDO AS PRÁTICAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM FUNCIONALISTA.
Ementa: A teoria funcionalista. Quadro teórico-metodológico. Princípios e categorias de análise. Práticas que envolvem o ensino de língua portuguesa nos diversos níveis de ensino. Visão crítica da gramática tradicional. Perspectivas de diversas gramáticas. Análise de texto e dos elementos linguísticos à luz da Linguística Funcional.
Ministrante: Francisca Damiana Formiga Pereira (DLV/UERN)
Carga-horária: 04
Vagas: 20
Data e Horário: 04 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 6. O BRINCAR COMO FIO CONDUTOR PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA
Ementa: A importância do brincar para o desenvolvimento, a aprendizagem e o bem-estar da criança. O papel da brincadeira na educação infantil e nos anos iniciais. A contribuição dos brinquedos, brincadeiras e faz-de-conta no processo de formação subjetiva do sujeito. A multiplicidade do brincar no contexto escolar e seu valor social. O lugar da brincadeira e sua importância nas práticas pedagógicas. Teorias e práticas diversas para mediação do professor em sala de aula.
Ministrante: Ielandia Jacinto de Oliveira (DE/UERN)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 25
Data e Horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 7. A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO PPP DA ESCOLA
Ementa: Este minicurso tem a finalidade de refletir sobre a importância da presença da temática das relações étnico-raciais no Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas, uma vez que as instituições escolares brasileiras apresentam uma rica diversidade étnico-racial. O PPP é a identidade da escola, ou seja, ele contempla os fundamentos da prática educativa da instituição. É a partir dele que a escola define a sua proposta formativa. Diante disso, a inserção do tema das relações étnico-raciais representa um ponto de partida para a construção de uma sociedade igualitária, visto que fará parte das práticas da educação escolar.
Ministrantes: Ivanilza de Souza Beserra (PPGE/UERN) e Leandro Gomes Silva (DE/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 30
Data e Horário: 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 8. OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE: O ENSINO DE DIREITO NA SALA DE AULA
Ementa: Pretende abordar a questão do ensino do direito na Educação Básica, conhecer a evolução histórica do Direito Civil, identificar as fontes do Direito Civil, sugerir algumas atividades e estratégias pedagógicas que possam ser desenvolvidas no contexto da sala de aula.
Ministrantes: Kátia Macêdo Duarte (PPGE/UERN) e Aline Macedo Guimarães Timóteo (PPGE/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 20
Data e Horário: 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 9. INTRODUÇÃO AO MARXISMO: CIÊNCIA, POLÍTICA E PRÁXIS
Ementa: Apresentação dos principais conceitos encontrados nas obras de Karl Marx. Fazer uma retrospectiva histórica da luta de classes e das formas de sociedade em que a mesma atua como força motriz social. Mostrar a contribuição do marxismo para as ciências sociais e, principalmente, para a Ciência Econômica. Discutir os impactos do marxismo na formação política das classes subalternas e dos países periféricos. Fazer uma leitura histórica e econômica da práxis marxista no século XX.
Ministrantes: Miguel Henrique da Cunha Filho (DEC/UERN) e Jackson Rayron Monteiro (DEC/UERN)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 30
Data e Horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 10. Cancelado

 

Minicurso 11. Cancelado

 

Minicurso 12. O USO DAS TICS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM LÍNGUA ESPANHOLA
Ementa: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão presentes em diversos espaços, uma vez que é uma necessidade emergente dos professores conhecer e dominar estas ferramentas pedagógicas, desenvolvendo e estimulando a aprendizagem em LE. Dessa forma, o presente minicurso objetiva apresentar estratégias de ensino em Línguas Estrangeiras utilizando as TICs como metodologia, visando contribuir com a formação do professor.
Ministrantes: Maria das Graças de Oliveira Pereira (PPGE/UERN) e Kelvilane Queiroz dos Santos Celis (PPGE/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 25
Data e Horário: 04 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 13. PARTICIPAÇÃO SOCIAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DEDESENVOLVIMENTO RURAL
Ementa: A revitalização do meio rural e das suas relações de trabalho demanda o desenho de políticas públicas que incentivem a ação coletiva e a inovação institucional. O presente minicurso pretende compreender as políticas públicas estabelecidas em diferentes escalas de poder que tenham como objetivo a promoção do desenvolvimento rural e a valorização das pessoas trabalhadoras, bem como verificar o grau de inserção e capacidade de influência nos movimentos sociais na elaboração de tais políticas.
Ministrantes: Stênio Maia Estevam (DEC/UERN) e Alcimária Fernandes da Silva (PLANDITES/UERN)
Carga-horária: 8h/a
Vagas: 25
Data e Horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 14. JOGOS COOPERATIVOS – POR UMA PEDAGOGIA SOLIDÁRIA, DE PAZ E DO RESPEITO À DIVERSIDADE
Ementa: Jogos de Cooperação e sua origem. As abordagens dos jogos de cooperação x competitivos. A tipologia dos jogos cooperativos. A ética, a formação de valores por meio dos jogos de cooperação. Os jogos cooperativos como ferramenta interdisciplinar na prática pedagógica do professor-educador. Os jogos cooperativos como cerne de uma pedagogia solidária, de paz e do respeito à diversidade.
Ministrantes: Sheyla Maria Fontenele Macedo, (DE/UERN), José Mário de Souza (Pedagogia/PARFOR), Maria Selene de Carvalho (Pedagogia/PARFOR) e João Filho de Queiros (DE/UERN)
Carga-horária: 8h/a
Vagas: 25
Data e Horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 15. Cancelado

 

Minicurso 16. MODOS DE SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO MULHER: PODER E SABER NAS LENTES DA MÍDIA
Ementa: A Análise do Discurso é um campo de pesquisa que busca compreender a produção social dos sentidos e sua articulação por sujeitos históricos. Tendo como base o tratamento dispensado ao sujeito mulher no fio descontínuo da história, objetivamos descrever e analisar práticas e discursos que permeiam o sujeito mulher em diferentes materialidades veiculadas através da mídia. Nesse patamar pretendemos congregar a articulação do sujeito mulher com deficiência; a mulher no espaço futebolístico e a cultura do estrupo pela mulher na sociedade. Para tanto, utilizar-nos-emos, como base teórica, a bibliografia sobre a Análise do Discurso de vertente francesa.
Ministrantes: Edson Santos de Lima (PPGL/UERN), Jackeline Rocha Bessa (PPGL/UERN) e Nívea Barros de Moura (PPGL/UERN)
Carga-horária: 8h/a
Vagas: 30
Data e Horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 17. REGISTRO DA APRENDIZAGEM DISCENTE: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ementa: Possibilitar reflexões sobre a avaliação da prática docente partindo de atividades que contemplem desde o processo de elaboração à análise dos registros da aprendizagem discente da educação infantil aos anos iniciais.
Ministrantes: Maria da Conceição Costa (DE/UERN), Luana Karolinne Martins de Araújo (DE/UERN), Maria Eliza Rocha Silva (DE/UERN) e Letícia Bezerra França (DE/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 30
Data e Horário: 04 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 18. ANÁLISE TEXTUAL DOS DISCURSOS: PRODUÇÃO CO(N)TEXTUAL DE SENTIDOS DO TEXTO
Ementa: Análise Textual do Discurso e seus pressupostos. Noções de Representação discursiva e suas categorias semânticas de construção.
Ministrantes: Maria Eliete de Queiroz (DLE/UERN), Josinaldo Pereira de Paula (PPGL/UERN) e José Max Santana (PPGL/UERN)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 30
Data e Horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 19. 50 ANOS DE SGT. PEPPER’S LONELY HEARTS CLUB BAND
Ementa: O contexto, a estrutura e o impacto do disco dos Beatles que completou 50 anos em 2017.
Ministrante: Charles Albuquerque Ponte (DLE/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 30
Data e Horário: 04 outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 20. A LINGUÍSTICA CENTRADA NO USO: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALÉM DA PRESCRIÇÃO GRAMATICAL
Ementa: Conceito básico da linguística centrada no uso. Correntes teóricas. Categorias analíticas. Contribuições da linguística centrada no uso para o ensino de língua portuguesa.
Ministrante: Mizilene Kelly de Souza Bezerra (DLV/UERN), Luana Járdila dos S. Estevão (DLV/UERN) e Danielle Yara de Queiroz Valentim (DLV/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 30
Data e Horário: 04 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 21. IMUNIZAÇÃO NOS CICLOS DE VIDA
Ementa: Trabalho da enfermagem em imunização nos ciclos de vida.
Ministrante: Kalyane Kelly Duarte de Oliveira (DEN/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 30
Data e Horário: 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 22. ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
Ementa: Em Argumentação Jurídica, realizaremos uma reflexão sobre o lugar da argumentação, com especial enfoque nas peculiaridades da linguagem em processos jurídicos cíveis ou penais. Dessa forma, buscaremos estabelecer a dinâmica, os elementos característicos e as principais estratégias de operacionalização da argumentação no mundo jurídico.
Ministrantes: Elaine Maria Gomes de Abrantes (PPGL/UERN) e Maria do Socorro Cordeiro de Sousa (PPGL/UERN)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 20
Data e Horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 23.  Cancelado

 

Minicurso 24. O ENSINO DE CARTOGRAFIA A PARTIR DO GOOGLE EARTH
Ementa: A cartografia na contemporaneidade está se (res) estruturando a partir das geotecnologias, uma vez que as aplicabilidades destes softwares geram importantes informações espaciais, além de facilitar as tomadas de decisões e elaborações de produtos cartográficos. Diante disso, o processo de ensino-aprendizagem da cartografia deve ser (res) estruturar de acordo com as novas técnicas/ equipamentos estabelecidos pelas geotecnologias, por sua vez o propósito desta oficina procura apresentar no ensino da cartografia a inserção do softwareGoogleEarth no processo de alfabetização cartográfica.
Ministrante: Aluizio Bezerra Júnior (CGE/UERN)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 15
Data e Horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 25. DESAFIOS PARA O RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS À VAGA DE ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS
Ementa: Planejar sua qualificação com uma formação de conhecimentos exigidos pelo mercado de trabalho nas vagas de administração das empresas; Organizar seu currículo vitae de acordo com as exigências de cada empresa; Analisar como participar da seleção de vagas para Administração de empresas; Pesquisar sobre a empresa, sua estrutura, seus cargos, campo de atuação, tamanho da empresa, seu mercado e sua área de atuação. Estudar sobre as dicas e orientações de profissionais da área na seleção de candidatos para o cargo de administração; Ser verdadeiro e mostrar ter interesse aos desafios da profissão de Administração.
Ministrantes: Laecio da Cunha Oliveira (CAD/UERN), Deyze Araújo Silva Novais (CAD/UERN) e Daiany Oliveira da Silva (CAD/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 40
Data e Horário: 04 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 26. DISCURSO E MEMÓRIA NOS CAMINHOS DA METODOLOGIA: UMA REFLEXÃO SOBRE O MÉTODO DA HISTÓRIA ORAL
Ementa: Refletir sobre os caminhos da metodologia nas pesquisas que envolvem discurso, memória e oralidade. Discutir/compreender a forma como as histórias viajam ou são preservadas ao longo dos anos (séculos?); na memória de um povo, de um indivíduo, ou de uma comunidade.
Atividade sugerida: Do ouvir dizer para escrever de papel passado: por que é tão difícil fazer isso?
Ministrantes: Wilca Maria de Oliveira (PPGL/UERN), Maria do Socorro Cordeiro (PPGL/UERN) e Elaine Maria Gomes de Abrantes (PPGL/UERN)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 20
Data e Horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 27. MEMÓRIAS E CULTURA SERTANEJA NO ALTO OESTE POTIGUAR
Ementa: Memórias individuais e coletivas. Memórias de trabalhadores de engenhos de cana de açúcar e de casas de farinha. Memórias de vaqueiros. O Alto Oeste Potiguar construído nas memórias de trabalhadores
Ministrantes: Gilton Sampaio de Souza (DLE/UERN), José Carlos Redson (DLV/UERN), Eduardo Custódio da Silva (DLV/UERN), Emannuel Victor Pedro da Silva (DLV/UERN) e Gustavo Natanael Arlindo de Souza (Egresso do DLV/UERN)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 20
Data e Horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 28. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA PRÁTICA DOCENTE EM GEOGRAFIA
Ementa: O minicurso objetiva destacar a importância do planejamento nas aulas de Geografia, tendo como foco a construção de plano de aula, bem como a utilização de recursos didáticos que visem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do aluno
Ministrantes: Francisca Linara da Silva Chaves (CGE/UERN), Mariana Priscila de Assis (CGE/UERN) e Renata Maria do Nascimento (CGE/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 15
Data e Horário: 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 29. O METADISCURSO NO TEXTO ACADÊMICO
Ementa: A escrita acadêmica. Elementos interativos, interacional e metadiscursivos em textos acadêmicos (monografia)
Ministrantes: Dalva Teixeira da Silva Penha (DLV/UERN), Jacicleide Alves Falcão (DLV/UERN)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 20
Data e Horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 30. O MULTICULTURALISMO E A INTERCULTURALIDADE NO COTIDIANO EDUCATIVO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR
Ementa: Discutir a cultura e a identidade como um processo decorrente das interações entre os seres humanos e destes com a natureza, bem como expressão política na luta por inserção social de diferentes grupos. Identificar estudos que focalizam as relações entre grupos socioculturais, étnicos, geracionais, de gênero nas práticas educativas escolares e não-escolares. Desenvolver reflexões acerca da multiculturalidade constitutiva das sociedades contemporâneas e, nesse cenário, a escola como espaço permeado pelo cruzamento de culturas, refletindo sobre as repercussões desse cruzamento e as possibilidades de se desenvolver uma prática pedagógica que potencialize o entendimento e o atendimento a às diferentes necessidades a partir de uma perspectiva intercultural
Ministrantes: Josefa Aldacéia Chagas de Oliveira (DE/UERN), José Ismaildo Dantas de Oliveira (Egresso do DE/UERN)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 20
Data e Horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 31. A LITERATURA POPULAR COMO FORMADORA DO LEITOR CRÍTICO: O CONTEXTO DE ARIANO SUASSUNA – 90 ANOS
Ementa: Proporcionar discussões acerca da contribuição da Literatura Popular, com desdobramento em algumas obras de Ariano Suassuna, para a formação do leitor literário e, mais precisamente do leitor crítico. Tomando como base alguns conceitos-chave da crítica literária, tais como: aspectos de Literatura e Sociedade; a Literatura com função denunciadora dos costumes; o estudo dos personagens como arquétipos; a comparação entre obras; aspectos da mídia como filmes e minisséries
Ministrantes: Eduarda Maria Moreira Lopes (PPGL-UERN), Irio José do Nascimento Júnior (PPGL- UERN) e Maria do Socorro Souza Silva (PPGL-UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 20
Data e Horário: 04 de outubro, das 13h às 17h

 

Minicurso 32. LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
Ementa:
Ministrantes: Ana Elilia Trigueiro Barros Cavalcanti (DLV/UERN)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 30
Data e Horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 


storeInício
Realização
Apoio