Oficinas

Oficina 1. A GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POTENCIALIZANDO DISCUSSÕES E PRÁTICAS
Ementa: Objetiva-se discutir temas geográficos, propondo metodologias didáticas para potencializar a prática educativa da Geografia em sala de aula e extra sala nas séries inicias do Ensino Fundamental. Propõe-se discutir o seguinte conteúdo programático: a importância do ensino e do conhecimento geográfico partindo do conceito de espaço geográfico; a construção e evolução da forma e da noção de espaço pela criança; alfabetização cartográfica e representação do espaço; as possibilidades de estudar o lugar e a vivência do aluno; Geografia e literatura: relações possíveis; campo e cidade: aproximações necessárias.
Ministrantes: Anderson Monteiro de Araújo (DGE/UERN), Diêgo Souza Albuquerque (DGE/UERN) e Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato (DGE/UERN)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 15
Data e horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Oficina 2. INCLUSÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR
Ementa: A inclusão tem sido um tema bastante discutido nos últimos tempos, pois as pessoas com algum tipo de deficiência têm conquistado seu espaço na sociedade, esse processo se fundamenta na evolução em torno da educação especial, período vivenciado por lutas e desafios. Neste sentido, a oficina propõe aos participantes a oportunidade de, em um trabalho conjunto e interativo, refletir sobre as possibilidades e os desafios existentes para inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, favorecendo a conscientização de que todos precisam ser incluídos, uma vez que possuem potencialidades e limitações.
Ministrantes: Cristiane de Fátima Costa Freire (DE/UERN), Michelle Mayra Palmeira Cordeiro (SEDUC/Pau dos Ferros) e Taysa Kelly da Silva (DE/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 30
Data e horário: 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Oficina 3. INICIAÇÃO À PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA
Ementa: A oficina objetiva a apresentar fundamentos básicos para iniciação de estudantes de graduação e de pós-graduação no universo da publicação científica mais bem qualificada, centrando-se especificamente na socialização de instruções e orientações relativas aos processos de produção, submissão e publicação de artigos acadêmico-científicos. Espera-se, ao final, que o estudante consiga identificar e compreender os passos essenciais para obter êxito na publicação de artigos em eventos acadêmicos e/ou periódicos científicos.
Ministrante: José Cezinaldo Rocha Bessa (DLE/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 40
Data e horário: 04 de outubro, das 13h às 17h

 

Oficina 4. MÚSICA E MOVIMENTO: CRIATIVIDADE E A LINGUAGEM CORPORAL E MUSICAL
Ementa: A linguagem musical praticada e internalizada através de exercícios e jogos. Abordagem dos elementos do som (altura, intensidade, duração e timbre) no processo de construção sonora. Conceituação a aplicação dos códigos da escrita musical na estruturação de modelos rítmicos e melódicos. Esta prática é ofertada àqueles que não são músicos práticos e objetivam construir conhecimentos elementares, também para estudantes de música que desejam vivenciar práticas baseadas em jogos e dinâmicas no intuito de aprimorar a leitura e aplicação de conhecimentos de literatura musical.
Ministrante: Leandro Gomes (SFP)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 20
Data e horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Oficina 5. PRÁTICA DE CONJUNTO
Ementa: Proporcionar aos alunos uma prática instrumental, com uma visão interdisciplinar na observação musical e no amplo da performance. Serão oferecidos para ambos instrumentos, como: violão, guitarra, baixo bateria e sopro.
Ministrante: Elton Souza de Melo (SFP)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 20
Data e horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Oficina 6. CONTAÇAO DE HISTÓRIAS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO, AUTOFORMAÇÃO DE LEITORES E MEDIAÇÃO DA LEITURA
Ementa: Estratégias de mediação de leitura e de constituição de leitores literários mediante (re)contaçao de histórias. A função e o papel do texto literário. A formação de repertório de leitura. O incentivo a práticas leitoras que tenham como base as vivências dos próprios sujeitos, encorajando-os, a mediarem essas práticas, na medida em que contribuem com suas leituras para que outros leitores as tornem itinerários de autoformação.
Ministrantes: Maria Eridan da Silva Santos (DE/UERN), Maria Lúcia Pessoa Sampaio (DE/UERN), José Mário de Souza (DE/UERN)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 30
Data e horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Oficina 7. UTILIZAÇÃO CRIATIVA DO POWERPOINT
Ementa: Indicadores de qualidade de uma apresentação;Hiperligações entre slides e recursos externos;
Integração de áudio e vídeo;Narração de slides;Transformar uma apresentação em arquivo de vídeo;Aplicativos web para integrar numa apresentação.
Ministrantes: Luís Miguel Dias Caetano (Unilab) e Márcia Mychelle Nogueira do Nascimento (PPGE/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 30
Data e horário: 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Oficina 8. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TDIC’S, NO COTIDIANO DOCENTE: AMIGAS OU INIMIGAS?
Ementa: Construção de um diálogo que considere os usos das TDIC’S, cabíveis no contexto educacional e suas aproximações e distanciamentos no fazer pedagógico, por meio de reflexões, compartilhamentos de experiências e vivências
Ministrante: Dandara Queiroga de Oliveira Sousa (CEF/UERN)
Carga-horária: 08h/a
Vagas: 30
Data e horário: 04 e 05 de outubro, das 13h às 17h

 

Oficina 9. Maracatu: texto corpóreo que transcreve a cultura
Ementa: As danças populares contextualizadas à Educação e suas contribuições no fazer pedagógico. Tendências pedagógicas emergentes no campo da Educação Física, no que toca à abordagem das atividades rítmico-expressivas na escola. Contextualização,discussão e vivência do Maracatú enquanto referência dentre as danças do repertório popular, proporcionando uma aproximação dos profissionais da Educação com esta possibilidade do dançar, bem como fomentando oportunidades de compreendê-la como possível caminho nas produções de conhecimento sobre o corpo, no que toca a sua historicidade, ancestralidade, e sobre a cultura de movimento
Ministrante: Luiz Felipe Ferreira da Rocha Freitas (CEF/UERN)
Carga-horária: 04h/a
Vagas: 25
Data e horário: 04 de outubro, das 13h às 17h


storeInício
Realização
Apoio